Troféu Rei Pelé

Pelotas vence o Real por 3 a 0 e chega a seis pontos na Copinha

No primeiro jogo após queda na Série A-2, Áureo-Cerúleo não tem dificuldades para bater o jovem time de Tramandaí em tarde de calor na Boca do Lobo

Foto: Carlos Queiroz - DP - Felipe Guedes foi o destaque individual com um gol e uma assistência

Tentando se remobilizar após não alcançar o principal objetivo da temporada, o Pelotas não teve problemas para vencer o jovem time do Real, de Tramandaí, nesta quarta-feira (2). Com o placar de 3 a 0 na Boca do Lobo, o Aúreo-Cerúleo chegou a seis pontos no grupo C do Troféu Rei Pelé, e segue em terceiro lugar após três partidas – o jogo foi válido pela quarta rodada. Ao fim da partida, alguns torcedores protestaram pela eliminação na Divisão de Acesso.

Na atípica tarde quente de agosto na cidade, a equipe do técnico Wiliam Campos contou com um gol de Felipe Guedes e dois de Thalles. O goleiro Jacsson ainda defendeu um pênalti. O próximo jogo pela primeira fase da edição 2023 da Copinha da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) será às 15h de domingo, diante do São Borja, fora de casa. A delegação azul e ouro fará longa viagem, cruzando o Estado.

Somando 12 pontos, Novo Hamburgo lidera a chave do Pelotas depois de ter batido o sub-20 do Grêmio por 1 a 0, nesta quarta. O Tricolor soma nove e é segundo colocado. Para o Lobo, que teve quatro modificações na equipe titular em relação à escalação inicial da eliminação para o Monsoon, restam ainda quatro partidas na primeira fase do torneio, cujo campeão garante vaga na Copa do Brasil 2024.

Thalles marcou duas vezes. Foto: Carlos Queiroz - DP

Escalação modificada e confusão de uniformes

Em relação ao time que iniciou contra o Monsoon, Wiliam Campos não utilizou Léo, Escobar, Cristian e Vitor Júnior. Destes, apenas Cristian ficou entre os reservas, e Vitor Júnior cumpriu suspensão. O treinador do Lobo colocou João Marcos na lateral-direita, e Felipe Guedes foi titular pela primeira vez desde a chegada.

O jogo começou com alguns minutos de atraso em função da semelhança dos uniformes. Após várias partidas atuando de azul pela Divisão de Acesso, o Áureo-Cerúleo voltou a vestir o uniforme principal, com camisas amarelas. O Real subiu ao gramado de forma parecida, por isso a arbitragem orientou a troca para a segunda opção da equipe de Tramandaí.

Guedes faz a diferença na estreia como titular

Após entrar no segundo tempo da partida da eliminação da Série A-2, quando não cobrou nenhum dos pênaltis decisivos, Felipe Guedes foi o destaque individual da tarde desta quarta. O camisa 8 formou dupla de volantes com Jacone e mostrou qualidade para marcar e armar. Durante a etapa inicial contra o Real, o Pelotas dominou e já encaminhou a vitória.

De cabeça, Roger Bastos quase abriu o placar aos três minutos. Thalles e Germano também finalizaram, parando em defesas do goleiro Vitor. O gol saiu naturalmente aos 20 minutos: Germano cruzou da direita, Tony Junior tocou na bola e Felipe Guedes soltou uma bomba de perna esquerda para fazer 1 a 0.

Logo em seguida, o nada habitual calor de agosto no Sul do País obrigou o árbitro Glederson Telles de Almeida a paralisar o jogo para hidratação dos atletas. Na retomada da partida, Romarinho concluiu duas vezes com perigo para os visitantes, quase empatando. Antes do intervalo, porém, Felipe Guedes apareceu de maneira decisiva outra vez e, após ótimo drible, cruzou na cabeça de Thalles, que só escorou de cabeça: 2 a 0 aos 46.

Roger Bastos iniciou entre os 11 como extrema pela esquerda. Foto: Carlos Queiroz - DP

Thalles fecha o placar

O nome do primeiro tempo não voltou para o segundo: Felipe Guedes foi substituído por Cristian. Com a vitória já definida, o Lobo não forçou tanto e mesmo assim poderia ter ampliado. Tony Junior perdeu chance incrível sozinho na pequena área. De cabeça, Thalles parou em grande defesa de Vitor, e do outro lado Jacsson apareceu de forma providencial para evitar o gol de desconto do Real em cabeçada do zagueiro Richard Ceará.

Com espaços, a equipe de Wiliam Campos ia usando os dois lados para atacar sem problemas. Aos 28, Xaro levantou e, no rebote de cabeçada de Tony Junior defendida pelo goleiro, Thalles fez 3 a 0. Minutos antes, a comissão técnica trocou Rogério e Heverton por Jeder e Nicolas, deslocando Jacone para a zaga e colocando Nicolas em dupla de volantes com Cristian.

Nos minutos finais, o árbitro assinalou pênalti a favor do Real em lance na área após escanteio. Como já havia feito em Bento Gonçalves, Jacsson defendeu. O chute de Eliezer foi no canto direito e o goleiro do Lobo espalmou. Nos acréscimos, Samuel Maranhão finalizou com perigo e quase descontou.

Wiliam Campos: “A gente ainda está vivendo esse luto”

A principal pauta da entrevista de Wiliam Campos após a vitória sobre o Real foi, sem nenhuma surpresa, o desdobramento da eliminação para o Monsoon. Confirmado no cargo pelo presidente Rodrigo Brito, o treinador lamentou a circunstância da derrota na Divisão de Acesso e projetou a sequência, apesar do incômodo que persiste pelo revés de domingo.

“A gente ainda está vivendo esse luto, vamos dizer assim, da eliminação, da forma que foi, por ter sido muito superior no primeiro jogo. Penso e vejo que perdemos pra nós mesmos, e isso é uma pena. […] Mas precisávamos virar a página, hoje fizemos um grande jogo, a gente sabia que era importante a vitória, por tudo que envolvia, a importância de a gente voltar a vencer, voltar a criar oportunidades”, disse.

Perguntado se refletiu a respeito do próprio futuro no Lobo, o técnico admitiu que até mesmo sua sequência profissional como um todo esteve em pauta. “Cheguei a repensar se eu ia seguir minha carreira. Pensei em dar uma pausa. A equipe vinha num momento muito bom, tinha feito o melhor jogo. E a gente acaba saindo daquela forma. A diretoria fez de tudo pra dar o melhor possível. A gente está aqui sempre buscando vencer”, falou.

Elogios a Guedes

Além de dizer que tinha um pré-acerto com a direção apenas em caso de acesso, mas que uma conversa com o presidente alinhavou a continuidade do trabalho, Wiliam Campos comentou sobre Felipe Guedes, destaque individual desta quarta-feira depois de passar meses afastado com lesão.

“O Guedes é um atleta que eu conhecia já, de outras equipes. Já joguei junto, foi meu comandado lá no São Luiz, onde a gente conquistou um título [Copinha do ano passado]. Então é uma pena essa lesão, que atrapalhou, essas duas lesões, na verdade, que ele teve. Mas é um atleta que tem nos ajudado, fez um grande jogo, fico feliz”, disse o comandante.

Primeiro tempo

3’: Tony Junior cobra escanteio na segunda trave e Roger Bastos, sozinho, cabeceia com muito perigo, para fora.
11’: Após roubo de bola no ataque, Thalles chuta de perna esquerda, da entrada da área, a bola desvia e Vitor defende.
14’: Romarinho chuta de fora da área, para fora, sem perigo.
18’: Germano recebe de Felipe Guedes dentro da área, livre, e chuta rasteiro, forte. O goleiro espalma.
20’: GOL DO PELOTAS. Germano cruza da direita para trás. Tony Junior tenta dominar e a bola se oferece a Felipe Guedes na entrada da área. O camisa 8 solta uma pancada de canhota e abre o placar: 1 a 0.
23’: Germano levanta, Roger Bastos domina e bate por cima do travessão.
Parada técnica
29’: Romarinho completa cruzamento, no contrapé de Jacsson, e quase empata.
33’: Romarinho dribla Jacone e chuta por cima.
45’: Roger Bastos desarma Renan, invade a área e tenta a jogada individual, mas tem o chute bloqueado pelo marcador.
46’: GOL DO PELOTAS. Após escanteio ser afastado parcialmente, Felipe Guedes evita a saída da bola, dá um drible espetacular no defensor e cruza na medida para Thalles. Livre na pequena área, o camisa 9 escora de cabeça para as redes: 2 a 0.

Segundo tempo

7’: Cristian chuta forte de fora da área e a bola passa perto.
18’: Xaro cruza e Tony Junior perde gol incrível, sozinho na pequena área.
22’: Germano levanta na área e Thalles, livre, cabeceia para grande defesa de Vitor.
24’: Richard Ceará cabeceia forte após escanteio, para baixo, e Jacsson faz ótima intervenção.
28’: GOL DO PELOTAS. Xaro cruza, Tony Junior toca de cabeça e, depois de rebote do goleiro, Thalles faz 3 a 0.
37’: JACSSON. Eliezer cobra pênalti, marcado após escanteio, e o goleiro do Pelotas espalma ao cair para o lado direito.

Ficha técnica

Pelotas (3): Jacsson; João Marcos, Rogério (Nicolas – 23’ 2T), Heverton (Jeder – 23’ 2T) e Xaro; Jacone, Felipe Guedes (Cristian - intervalo); Germano, Tony Junior (Lucca – 44’ 2T) e Roger Bastos (Ruan – 35’ 2T); Thalles. Técnico: Wiliam Campos.

Real (0): Vitor; Renan, Dimas, Richard Ceará e Marcos; Adriel, Yago (Yuri – 29’ 2T); Ayato (Samuel Maranhão – 18’ 2T), Pepe e Romarinho (Nathan – 18’ 2T); Eliezer. Técnico: Vladimir Duarte.

Gols: Felipe Guedes, aos 20’ 1T, e Thalles, aos 46’ 1T e 28’ 2T.

Cartões amarelos: Marcos e Nathan (R).

Árbitro: Glederson Telles de Almeida.

Local: Boca do Lobo.

Troféu Rei Pelé
Quarta-feira (2)

Pelotas 3 x 0 Real (grupo C)
Aimoré 0 x 1 São José (grupo A)
Novo Hamburgo 1 x 0 Grêmio Sub-20 (grupo C)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Ricardo Fonseca: “Temos que mudar muitas coisas no clube” Anterior

Ricardo Fonseca: “Temos que mudar muitas coisas no clube”

Alvo de protestos, Walter discute com torcedores e está de saída do Pelotas Próximo

Alvo de protestos, Walter discute com torcedores e está de saída do Pelotas

Deixe seu comentário